• página inicial|
  • notícias Suzano|
  • busca|
  • sobre Suzano|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da Cidade de Suzano
siga-nos:
Blog de Suzano
Encontra Suzano no Google+
siga o Encontra Suzano no Twitter
siga o Encontra Suzano no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Y

Semana de Enfermagem da UBC prossegue até sexta em Suzano

quarta-feira, 9 de maio de 2012


O prefeito Marcelo Candido ministrou, na noite de segunda-feira (7/5), uma aula para cerca de 200 alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Braz Cubas (UBC), durante a abertura da IX Semana de Enfermagem, que reúne uma extensa programação de debates e palestras até sexta-feira (11/5).

A convite dos organizadores, o prefeito de Suzano falou sobre o papel do profissional de enfermagem no sistema público. Candido explorou a complexidade do Sistema Único de Saúde ante às diversidades de um país de dimensão continental como o Brasil.

Ele também exaltou a singularidade do modelo no mundo, que se propõe a garantir saúde como direito universal. “No Japão, só recebe atendimento quem paga pela saúde. Nos Estados Unidos, ao chamar para o Estado a responsabilidade do acesso da população à saúde, o presidente Obama sofreu uma verdadeira grita do Congresso. O Brasil é o único país que supõe a universalidade desse direito, que ainda não é pleno por sofrer fortes pressões de setores que defendem a saúde como um negócio”, disse o prefeito de Suzano, ao lembrar que até mesmo pessoas que possuem convênio particular são atendidas pelo SUS.

O prefeito também valorizou a Unidade Básica de Saúde como ordenadora do sistema e do profissional de enfermagem para mudar a cultura centrada no médico ainda presente na sociedade. “Quem faz saúde não é apenas o médico, mas toda a equipe da atenção básica. Saúde se faz em casa também”, salientou, ao falar do papel educativo que assume cada profissional do sistema público.

Ao enfatizar a participação destes profissionais para o avanço da prevenção e promoção de saúde, Candido falou sobre a adesão de Suzano em 2005 à Estratégia Saúde da Família, implementada a partir dos extremos do município, paralelamente à expansão da rede de atenção básica e a construção de uma rede complementar.

Candido também abordou desafios no município, como a falta de leitos públicos, e citou algumas das respostas que o setor público deu à crise do setor privado, como a decisão de intervir na Santa Casa de Suzano em 2009, o fechamento de dois hospitais privados em 2010 (que elevaram em 25% a demanda do Pronto-socorro Municipal) e o arrendamento, pela Santa Casa, do prédio de um dos serviços fechados. “Sou radicalmente favorável ao aumento do financiamento do SUS para melhorar a qualidade. No entanto, é preciso que recurso público seja direcionado para o público”, frisou.

Na opinião de Nereida Lozano, secretária de Saúde de Salesópolis, que também integrou a mesa, a saúde de Suzano se tornou uma marca da gestão.

A prioridade ao modelo preventivo, presente na fala do gestor, chamou a atenção de alunos e professores da Faculdade de Enfermagem.

“A formação acadêmica está mudando. Está hoje baseada na prevenção”, disse a professora Sheila Tosta, ao elogiar a aula do prefeito de Suzano. Tosta também salientou a importância dos graduandos se politizarem para mudar o perfil do SUS, “por serem parte dele”.

Parabenizado por docentes e graduandos, Candido entregou alguns exemplares do Caderno do SUS, publicação que resgata a organização do sistema de saúde na cidade, e recebeu o convite para participar de novos eventos.

O evento da Semana de Enfermagem, coordenada pela professora Maria Helena Barreto, reuniu na noite de segunda-feira (7/5) a vereadora de Salesópolis Deise Correa Duque, o professor Marcelo Chanes e o graduando Bruno Cezar de Santana, representante do grupo de alunos que ajudou a organizar a programação.

Fonte: Prefeitura Suzano



If you liked that post, then try these...

  • Suzano: Campanha pós-carnaval permite identificar novos casos de HIV
  • Sai lista de aprovados para a 3ª etapa do processo seletivo da Santa Casa de Suzano
  • Secretário de Suzano visita projeto Rota do Conhecimento, em Vitória (ES)
  • Carreta invade casa em Suzano e destrói imóvel
  • Crescimento do PIB de Suzano é o nono da região

Esta notícia foi publicada em quarta-feira, 9 de maio de 2012 a 15:42 na categoria Notícias.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    32
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o Blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados de Suzano
    • Suzano terá em abril concurso para escolher o melhor pastel
    • Suzansamba define programação do Carnaval 2014
    • Prefeitura abre inscrições para seleção de projetos esportivos em Suzano
    • Centro Cultural de Palmeiras exibe 22 banners sobre o Carnaval
    • Inscrições para Realeza do Carnaval de Suzano estão abertas até dia 5 de fevereiro
    • Suzano: Saspe abre inscrições para dois cursos de informática
    • Inscrições para Oficinas Culturais de Suzano terminam no dia 17 de janeiro
    • Suzano abre Natal Feliz 2013 no próximo final de semana
    • Exposição Meu Palmeiras de São Paulo pode ser vista até dia 6 em Suzano
  • Categorias

    • Cursos Suzano (10)
    • Empregos Suzano (9)
    • Esportes Suzano (5)
    • Eventos Suzano (24)
    • Exposição Suzano (1)
    • Notícias (408)
    • Reclamações Suzano (3)
    • Serviços Suzano (7)
    • Shows Suzano (1)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da Cidade de Suzano
Termos do Serviço | Política de Privacidade